Apolo Sistemas Gráficos



Dicas Importantes
para Usuários do CorelDraw!

O Corel Draw é um dos programas mais famosos em DTP pelos inúmeros recursos que possui, permitindo grande flexibilidade na criação dos trabalhos, mas como todo programa vetorial, ao abusar dos recursos que oferece podemos tornar um trabalho difícil, senão impossível de ser impresso.

Os arquivos de CorelDraw que incluem imagens escaneadas, longos textos e objetos complexos (com muito nós) nos obrigam a procurar vários atalhos e subterfúgios técnicos para que consigamos dar saída no serviço o que, invariavelmente, provoca atrasos e aborrecimentos aos usuários. Se possível, procure utilizar somente seus recursos de desenho e exporte todos os objetos para programas como o PageMaker ou QuarkXpress, mas se for inevitável imprimir os arquivos diretamente do CorelDraw, então siga alguns conselhos de suma importância no uso do CorelDraw:

  1. Periodicamente, a Corel lança atualizações das versões do seu programa para corrigir eventuais bugs de sistema. Para visualizar a versão que você possui, clique no menu Help >> About Corel Draw... e verifique qual a versão instalada. Caso não seja a última revisão do Corel Draw, entre em contato com o Suporte Técnico Corel (Brasil), telefone (11) 5505-4725, ou entre no site da Corel, www.corel.com.

  2. Templates: Evite pegar um arquivo antigo, reformulá-lo para fazer um novo. Um "bug" no arquivo antigo certamente estará presente no novo. Crie templates (ou gabaritos) e inicie um novo arquivo sempre a partir dele, salvando os novos arquivos com outro nome.

  3. Paths com muitos nós: o CorelDraw chamado de programa vetorial (equações matemáticas) utiliza vetores para implementar uma técnica chamada de curvas Bézier, que são usadas para o desenho dos objetos e linhas que compõem uma ilustração. Qualquer objeto desenhado é composto por nós e linhas. Como exemplo o retângulo é composto de quatro nós que permite a quebra da linha em quatro pontos. Um objeto que possua muitos nós exige que a impressora dedique muita memória ao seu processamento, o que causa invariavelmente um erro de Postscript. Verifique a quantidade de nós nos objetos combinados ou não e textos convertidos para curvas que compõem o trabalho. Para conferir o número de nós, selecione um objeto ou curva, e observe na barra de informações no alto ou embaixo na tela. Evite um número maior que 400 nós.

  4. Textos longos (mais de 300 toques): dê preferência aos programas apropriados (PageMaker, QuarkXpress) e use o CorelDraw para títulos ou pequenos textos que exijam aplicações de efeitos especiais. Utilize o modo Artistic Text e exporte em EPS (placeable).

  5. Gradientes ou degradês: costumam deixar os trabalhos além de maravilhosos, difíceis de serem impressos. Caso seu trabalho usar mais de 10 objetos (ou texto) com gradientes, utilize-os exportando no formato EPS ou TIFF. Você pode produzí-los também no Photoshop. Neste caso uma resolução de 250 DPI para uma freqüencia de 150 linhas é suficiente.

  6. Fundos fractais do CorelDraw: produzem efeitos incríveis e uma maneira de conseguir usar aquela textura fractal que achou bonita é aplicá-la ao objeto usando cores process para "pintá-la, exportá-la no formato tiff-cmyk e resolução de 250 dpi. Se necessário trate a imagem no Photoshop para eliminar pixels muito evidentes. Reimporte-a e coloque na posição correta dentro do arquivo. Recomendamos montá-lo em programas como o PageMaker ou QuarkXpress.

  7. Fontes: Pode ser difícil de acreditar, mas as fontes (assim como alguns tipos de arquivos) podem tornar-se defeituosas com o tempo e utilização. Reinstalá-las periodicamente (1 vez a cada 2 meses) ou quando os erros de Postscript tornarem-se freqüentes é uma solução. Detalhe: existem no mercado fontes True Type convertidas para o formato ATM. Não as use.

  8. Cores spot x process: usar cores spot (Pantone) durante a criação do trabalho e depois convertê-las para process durante a impressão não é garantia de que serão as mesmas após impressas. Inicie o trabalho já com as cores em process. Adquira uma escala de cores. Vai facilitar muito o trabalho e garante maior fidelidade.

  9. Degradês com mais de uma cor spot: freqüentemente causam erros durante a impressão. Use cores process.

  10. Pode acontecer algumas vezes, de não ser possível salvar o arquivo de Corel, sendo assim, você perde tudo o que fez. Muitas vezes, se foi possível salvá-lo, não é possível abrí-lo.

  11. O Corel 6.0 não consegue ler arquivos de Corel 5.0 que contenham imagens bitmap.

  12. O Corel não imprime corretamente imagens EPS em alta resolução. Para solucionar este problema, deve-se usar imagens no formato TIFF (bitmap) ou imagens de OPI (baixa resolução).

  13. Ao exportar em EPS (placeable) selecione 100 dpi para resolução, Black and White para a imagem do header e 256 em Fontain Steps. Textos devem ser exportados como Text. Se exportar imagem com Tiff CMYK no Corel 6.0, esta aparecerá branca. Selecione a opção Black & White ou Color Grayscale ao exportar, mesmo que as imagens sejam colorida, pois a forma como a imagem está sendo exportada influencia apenas no preview.

  14. Tanto no Corel 5.0 quanto no Corel 6.0, texturas P/B saem nas 4 cores porque estão usando cores RGB e são convertidas automaticamente para CMYK na hora de gerar o fotolito. Para usá-las, deve-se exportá-las como Tiff, 300 dpi, Grayscale e reaplicá-las.

  15. Embora funcione em impressora não Postscript, a ferramenta de corte não deve ser usada na hora de gerar fotolito, pois a imagem sai inteira. Para evitar esse problema, recorte sua imagem no Photoshop ou use PowerClip.

  16. Não é possível aplicar PowerClip na segunda página em diante de um arquivo. Dependendo da quantidade de powerclip na mesma página, uns saem e outros não. Esse efeito costuma gerar erros de Postscript na hora de gerar o fotolito, portanto, evite.

  17. Cores spot diferentes não devem ser usadas para compor o degradê. Use sempre cores process (CMYK).

  18. Evite usar o efeito Lens. Em alguns casos podem aparecer retículas no lugar das transparências. Se for aplicado sobre uma imagem, o arquivo ficará muito grande.
Alguns destes problemas foram corrigidos nas últimas atualizações, conforme descrito no item 1. Procure ter sempre as últimas atualizações, entre no site da Corel, www.corel.com.


Copyright© 1998 - Apolo Sistemas Gráficos.



Copyright© 1998 - Apolo Sistemas Gráficos. Home | Produtos | Suporte | Drivers | Sobre Apolo | E-Mail
Apolo Sistemas Gráficos